O Setor de Rinologia EPM começou a utilizar a budesonida manipulada em 2012.
Na época, as irrigações em alto volume com corticosteroides já estavam sendo divulgadas em todo o mundo, mas tínhamos dificuldade em instituir essa terapia em nosso Setor devido ao alto custo. Após tentar algumas drogas sem sucesso, os médicos que participavam do Ambulatório de Rino-Imuno (José Arruda, Paulo Saraceni, Vitor Chen e Leonardo Acatauassu) sugeriram ao Prof. Eduardo Macoto manipular a budesonida. Conversamos com farmacêuticos e conseguimos uma formulação estável e a custo acessível aos nossos pacientes.
Apresentamos aqui a nova formula de manipulação utilizada atualmente no nosso Setor, extraída das teses de doutorado das alunas Érika Cabernite Marchetti e Gabriela Ricci Lima Luz-Matsumoto. Clique na imagem para obter o arquivo.
Esperamos que esta informação seja útil para o tratamento dos pacientes com rinossinusite crônica de nosso país! Utilize o folheto para orientar a farmácia de manipulação de sua preferência. É necessária receita médica para a manipulação do medicamento.